Comunicação eficaz para Soluções Florestais

A modernidade e as facilidades de comunicação não são mais exclusividades dos grandes centros urbanos. Atualmente, é possível perceber que inúmeras empresas que efetuam atividades em áreas consideradas remotas, como a florestal, já utilizam esse avanço tecnológico a seu favor, implantando nos seus processos a radiocomunicação.

O setor de extração florestal é reconhecido por regulamentar e movimentar a economia do país, fornecendo muitos empregos diretos e indiretos, visto a sua abundância em matéria prima. Assim, é importante ressaltar que no ramo florestal, outras empresas dependem dos seus insumos para o seu efetivo funcionamento, tais como: madeira, madeira industrial ou celulose para papel.

Ter uma comunicação efetiva impementada corretamente na organização oferece inúmeros benefícios, como saber em tempo real qual o operador está em ação e o que ele esta fazendo, além de aumentar a produtividade e a segurança dos envolvidos. Tudo isso devido à transmissão de dados entre radiocomunicadores modernos 

Um dos maiores desafios em fornecer comunicações via rádio na floresta são as enormes distâncias percorridas, visto que os funcionários trabalham em áreas remotas, onde muitas vezes não existe nenhuma conexão para fornecer cobertura de longa distância. Outro ponto que precisa ser levado em consideração é que os troncos e copas das árvores fornecem muitas barreiras, atrapalhando o envio de sinal sem interrupção.

Desta forma, é importante que a empresa utilize a tecnologia da radiocomunicação em seus processos, possibilitando um melhor desempenho das atividades, bem como o controle de informações, além da segurança dos envolvidos. O uso de radiocomunicadores oferece a possibilidade de que diversos pontos operacionais conversem entre si de maneira clara, rápida e sem ruídos de comunicação.

Atualmente, diversos segmentos de empresas, tais como o agronegócio, elétrico, florestal, indústria, logística e segurança utilizam a radiocomunicação como um importante recurso tecnológico, permitindo o compartilhamento de dados e informações entre pessoas que estão fisicamente distantes.

VANTAGENS DA RADIOCOMUNICAÇÃO NA EXTRAÇÃO FLORESTAL

Pessoas e máquinas convivem nas operações florestais constantemente, mas para que a união seja perfeita, a gestão comunicacional é um importante recurso entre as suas ferramentas de trabalho. Unindo este fato às novas tecnologias oferecidas no mercado, a radiocomunicação é a melhor opção para que diversos trabalhadores possam se comunicar de maneira objetiva nas mais variadas estações do trabalho florestal.

Comunicações seguras e confiáveis são essenciais nos ambientes extremos, desde um supervisor de mina trabalhando debaixo da terra, como o trabalhador efetuando atividades de corte e transporte de madeira. O investimento em aparelhos de radiocomunicação já é considerada por muitos especialistas como um vantajoso processo organizacional.

Confira abaixo as principais vantagens da radiocomunicação na gestão florestal:

  1. Comunicação sem falhas ou interferências;
  2. Customização do serviço de acordo com a realidade da empresa;
  3. Maior integração entre setores e colaboradores;
  4. Melhor qualidade de voz;
  5. Serviço não tarifado, com uso sem restrições;
  6. Transmissão de mensagens a equipes inteiras, desde que conectados na mesma

QUAL É A MELHOR SOLUÇÃO PARA A SUA EMPRESA?

Operações do ramo florestal exigem uma boa comunicação, pois os trabalhadores muitas vezes encontram dificuldades oriundas do difícil acesso as localidades onde são executadas as atividades, que em geral, são regiões mais afastadas.

Visto isso, é importante pensar que dentro de um processo florestal, um grande números de pessoas estão envolvidas, desde trabalhadores que se alocam nas áreas de corte e colheita, como os demais que estão em áreas de manutenção ou administrativo. Por isso, se faz necessário o uso de um sistema de comunicação eficiente, que seja projetado de maneira a atender a todas as demandas da empresa.

A escolha da empresa que fará a configuração de toda a parte de radicomunicação é um ponto que deve ser avaliado, evitando surpresas desagradáveis que prejudiquem o desenvolvimento das atividades. A qualidade e a disponibilidade de aparelhos de rádio é um dos fatores que precisam ser bem avaliados na contratação desse serviço, pois são eles que irão influenciar diretamente na eficiência da comunicação dentro da empresa.

SpeedDATA é um sistema tecnológico desenvolvido pela Lithus para melhorar o sistema de comunicação efetivo frente as áreas de trabalho florestal. Ele garante de forma eficiente que todas as informações cheguem aos envolvidos, sem falhas e em tempo real. Diversos benefícios podem ser obtidos com o uso do nosso sistema, como a geração de relatórios detalhando as informações e melhorando a gestão do processo.

Lithus oferece sistemas completos de radiocomunicação, com soluções amplas e personalizadas para cada tipo de negócio. Nossos produtos têm tecnologia de ponta, além de possuir mais de 15 anos de experiência.

Visite o nosso site, conheça mais sobre as nossas áreas de atendimento e solicite o seu orçamento! 

Compartilhe:

Você pode gostar

O site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.