Inteligência de dados: como incorporar ao seu negócio?

Todo mundo sabe da importância da informação para a gestão de um negócio nos dias atuais. Mais do que um diferencial, já está se tornando questão de sobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo saber lidar com a inteligência de dados.

Ok, isso é importante. Mas você sabe por quê?

Antes de tomar qualquer decisão em uma empresa é preciso analisar com cuidado uma série de fatores. Maiores ou menores, todos eles têm algum impacto e devem ser levados em consideração. E é aí que que a situação fica mais séria, pois são tantos dados que se não forem analisados com cuidado podem gerar uma bela dor de cabeça.

O que é a inteligência de dados?

Todas as empresas coletam dados. Sejam delas mesmas, dos clientes ou do mercado, diariamente vemos uma enxurrada de informações sendo geradas, mas que não possuem muita utilidade se não forem devidamente analisadas.

A inteligência de dados é a capacidade de recolher, interpretar e aplicar esse material todo nas decisões de gestão de uma companhia. Isso faz com que as definições em uma companhia sejam baseadas em fatos e não em palpites ou sensações. Isso, obviamente, reduz a chance de erros e faz com que a empresa siga por um caminho mais seguro.

Mas para esse processo ser bem feito e gerar resultados é preciso que todos os passos, desde a coleta, passando pela análise e chegando na tomada de decisão, sejam muito bem executados.

Como executar bem a inteligência de dados em uma empresa?

Alguns fatores devem ser levados em conta nessa hora, um deles é a velocidade da coleta de informações. De nada adianta realizar uma análise de dados, se eles foram obtidos com atraso, pois já não refletem mais o atual cenário.

Para resolver isso, e otimizar a produtividade ao mesmo tempo, a empresa deve optar por canais de comunicação que privilegiam a rapidez e segurança na troca de dados. Nesse contexto, a radiocomunicação digital aparece como uma das principais alternativas, pois funciona mesmo em condições adversas e garante que o que precisa ser transmitido aconteça instantaneamente.

Ela permite que esse gargalo da transmissão de dados seja superado e que a empresa ganhe mais agilidade e confiança, pois além de ser feita em tempo-real, os sistemas de radiocomunicação são extremamente confiáveis.

Outros benefícios da inteligência de dados

Inovação

Ser inovador é o sonho de praticamente todas as empresas, mas não são todas que conseguem tirar esse plano do papel e transformá-lo em realidade. Felizmente isso é mais fácil do que parece.

Mesmo pequenos negócios podem — e devem — investir na inteligência de dados para ter um planejamento voltado para o desenvolvimento. Esse é um recurso que não demanda grandes investimentos, mas que traz um ótimo retorno.

Melhores decisões

Nunca mais tome uma decisão na sua empresa usando a frase “eu acho que…”. Com o uso da inteligência de dados o risco é muito menor de cometer falhas que poderiam ser facilmente evitadas.

Um dos principais efeitos positivos da inteligência de dados é justamente deixar esses momentos mais embasados e garantir mais sustentação. Isso funciona para questões externas e também de dentro da companhia.

Mais estratégia

Seja para conquistar um novo cliente, otimizar um processo interno ou mesmo começar um novo projeto. Tudo isso fica muito mais fácil com a inteligência de dados. Muitos acreditam que a aplicação dessa cultura se restringe aos negócios, mas ela também é muito importante para ajudar a melhorar os rumos internos de uma empresa.

Ela ajuda a alinhar os rumos da empresa com os que o mercado e os clientes estão seguindo. Essa interpretação também dá uma enorme vantagem perante os concorrentes que ainda não adotaram essa prática e tendem a ficar para trás.

Planejamento

Tomar uma decisão em cima hora é um risco que pode ser evitado. Isso porque não dá mais justificativas para ser surpreendido com alguma ação do mercado ou dos seus clientes.

Graças a inteligência de dados isso pode ser previsto e a empresa pode se preparar para quando alguns fatos acontecerem. Isso evita prejuízos, possibilita um maior crescimento e aumenta as oportunidades de negócio.

Velocidade

Seja durante a coleta, transmissão de dados ou análise, é inegável que a empresa se torna muito mais ágil. Isso se reflete na rapidez com que as decisões são tomadas, algo extremamente necessário se observamos como o mercado é dinâmico atualmente.

Descentralização da informação

Jogar todas as informações sobre os ombros de uma só pessoa e pedir que ela tome uma decisão super importante é algo arriscado demais. Se esse é um problema em sua empresa, pode riscar da sua lista.

Para que um dado chegue ao profissional que vai analisar ou mesmo colocar em prática, ele já passou por outros integrantes do time previamente. Isso faz com que possíveis erros sejam notados e corrigidos com maior agilidade.

Sob qualquer aspecto é inegável que a inteligência de dados é crucial para uma empresa que deseja se manter relevante e competitiva no mercado. Ela é a base para muitas outras áreas de desenvolvimento e precisa ser cuidada com muita atenção.

Se o seu negócio ainda não pensava nisso, pode ter certeza que essa deve ser uma das suas maiores prioridades.

E já que falamos sobre otimizar a gestão de uma empresa, confira os outros artigos sobre este assunto no nosso blog. São dicas, boas práticas e informações importantes que toda companhia precisa saber.

Compartilhe:

Você pode gostar

O site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.