Você sabe o que significa IoT?

Entenda mais sobre a revolução tecnológica que torna os processos do dia a dia mais eficientes e práticos

A Internet das Coisas (do inglês, Internet of Things – IoT) é uma revolução tecnológica que tem como objetivo conectar os objetos que usamos no dia a dia à rede. Bens de consumo como eletrodomésticos, veículos e até mesmo roupas e calçados, possuem tecnologia embarcada, com sensores e conexões diretas com a internet, podendo se comunicar com ela.

Com essa inteligência para coletar e transmitir dados, a IoT viabiliza o controle remoto dos objetos e até o acesso a eles como provedores de serviços. Faz com que coisas do nosso cotidiano tenham suas funções ampliadas por cruzamento de dados. Um exemplo disso são as casas inteligentes, em que o morador consegue controlar a temperatura do ambiente, luzes e outros aparelhos por meio de um celular.

Ao analisar todos os dados e fazer a conexão com os objetos, a IoT torna diversos processos mais eficientes e práticos, aumentando sua produtividade e, consequentemente, melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Existem diversas empresas que já estão trabalhando com a Internet das Coisas. A Lithus, por exemplo, com o sistema SpeedDATA, oferece a automatização na coleta de dados e nos processos de manutenção e acionamento de equipes de campo, entre outros benefícios atrelados à IoT.

Segundo Fernando Wistuba, diretor da Lithus, a aplicação da IoT nos produtos da Lithus, vem sendo utilizada desde sua fundação, em projetos como o sistema de monitoramento remoto SMR100 que detectava falhas de energia, falha em alguma estação de trabalho, ou serviço de rede que enviava SMS diretamente para o celular do técnico de manutenção. “Estamos falando de um projeto com quase 15 anos de idade, que já conectava máquinas às pessoas de maneira automática”, diz.

“Hoje o desafio é levar essa conectividade para as áreas remotas, porque a infraestrutura de telecomunicações do Brasil não atende essa demanda, e as novas tecnologias do campo demandam esse tipo de serviço. Em um país com dimensões continentais, as tecnologias precisam ser combinadas para se obter um sistema mais eficiente e confiável”, concluiu Fernando.

O SpeedDATA faz o gerenciamento dos meios de comunicação, proporcionando uma maior eficiência e disponibilidade mesmo em áreas sem nenhuma infraestrutura de comunicação.

Quer saber mais sobre a IoT e como utilizá-la em benefício da sua empresa? Entre em contato conosco! Envie um e-mail para contato@lithus.com.br ou ligue para (41) 3022-8959.

Compartilhe:

Você pode gostar

O site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.