Rádio comunicador amador ou profissional: qual o melhor:

Muitas empresas já perceberam a importância de ter um sistema de comunicação eficiente dentro entre os funcionários. Partindo dessa ideia, a opção por contar com o rádio comunicador se torna óbvia, principalmente quando observamos as vantagens desse modelo para a sua equipe. Mas surge a dúvida sobre qual é melhor: o radiocomunicador amador ou profissional?

Radiocomunicador como solução ideal para o seu negócio

Muitos diretores, gestores e gerentes sabem como é complicado depender de um sistema de comunicação para executar determinadas tarefas, muitas vezes simples, no dia a dia de uma companhia.

Muitas vezes os tradicionais celulares não dão conta e acabam “deixando na mão” em momentos cruciais. Isso pode causar sérios problemas e até mesmo fazer com que uma empresa perca dinheiro apenas por uma falha de sinal.

É preenchendo este espaço que os radiocomunicadores se mostram como o sistema de comunicação perfeito para uso profissional, mesmo sob as piores condições de sinal, distância e terreno.

Tipos de radiocomunicadores

Ao contrário do que muitos pensam, não existe apenas um tipo de radiocomunicador. Este sistema pode ser dividido entre duas categorias, o amador  e o profissional. Obviamente, eles possuem algumas diferenças e que impactam diretamente no uso final dessa tecnologia.

A seguir confira um pouco mais sobre cada modelo de radiocomunicador:

Amador

Este tipo de aparelho possui duas variações, a VHF (Very-High Frequency) usada para curtas distâncias e HF (High Frequency) que é voltada para aqueles que precisam usar os equipamentos a longas distâncias, chegando até a quilômetros.

Uma característica importante sobre os radiocomunicadores amadores VHF é que eles precisam ter um campo limpo de atuação, o que significa que não deve ter obstáculos ou qualquer tipo de objeto que possa impedir o avanço do sinal entre os aparelhos.

Por utilizar uma tecnologia mais simples, os amadores pesam menos do que os radiocomunicadores profissionais, mas podem ser mais instáveis. Além disso, a bateria possui uma menor duração e precisa ser recarregada mais vezes.

Aqui, uma pessoa fala por vez, enquanto todas as outras que estiverem na mesma frequência escutam. Todas as conversas são em grupo e costumam ter aquele chiado característico dos antigos walkie-talkies.

Profissional

Mesmo que alguns radiocomunicadores profissionais funcionem com o sinal analógico, boa parte já opera de maneira digital. Isso proporciona um áudio mais limpo, claro e sem ruídos, o que facilita muito a comunicação em ambientes ruidosos.

Além disso, apenas em um sistema profissional é possível ter conversas privadas e em grupos. Isso permite mais privacidade, pois é possível que duas pessoas possam se comunicar sem precisar envolver o grupo inteiro em um assunto.

Outra vantagem significativa é que os radiocomunicadores profissionais possuem mais do que apenas a função de contato por voz. Em determinados aparelhos é possível emitir sinais de alerta e trocar mensagens de texto. Esses recursos são extremamente úteis para quem precisa de um sistema seguro e dinâmico, que se adapte às necessidades da equipe.

O sistema profissional é também indicado para quem precisa de mais canais de áudio, já que os amadores costumam lidar com uma quantidade limitada de usuários simultâneos.

Qual é o melhor?

Por mais que se pareçam, as diferenças entre os radiocomunicadores amadores e profissionais são bem grandes. Como a maioria das empresas que procuram este sistema de comunicação precisa de algo confiável, seguro e versátil, a escolha mais indicada para uso é dos aparelhos profissionais.

Ele proporciona uma entrega melhor de desempenho sob qualquer condição, garantindo que, não importa o tempo, a distância ou os obstáculos, a sua equipe terá um sistema de comunicação profissional o tempo todo.

Isso proporciona mais velocidade na troca de informações, mais possibilidades de contato entre os profissionais e um ganho considerável de produtividade do time.

Agora que você já sabe mais sobre eles, confira como esse sistema vai ajudar a sua equipe a conseguir os melhores resultados mesmo sob condições adversas. Para saber mais acesse o nosso blog e veja mais dicas para a sua empresa.

Compartilhe:

Você pode gostar

O site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.