BLOG

O setor logístico e a importância da comunicação efetiva

Para que uma empresa tenha sucesso absoluto em seus negócios, é necessário que todos os seus setores, departamentos e colaboradores estejam devidamente alinhados. E, não diferente dos demais, o setor logístico é fundamental para o bom andamento das atividades e processos de uma empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte. Nesta matéria, vamos abordar um pouco sobre o que é esse setor e como é fundamental a comunicação adequada entre os envolvidos na gestão logística. 

Durante a guerra, determinados oficiais eram responsáveis em distribuir os materiais e equipamentos que seriam utilizados nas batalhas, bem como mantimentos ao longo do caminho. Todo esse controle era essencial, já que nada poderia ser desperdiçado ou entregue de maneira errada.

Com isso, o controle de distribuição foi se aprimorando com o passar dos tempos e então, a ideia de se aplicar o mesmo método dentro das organizações foi visto como obrigatoriedade para o sucesso dos negócios.

(Fonte: https://3.bp.blogspot.com/-K0gOzogdC84/VsCFdzmgAmI/AAAAAAAAFJ0/
9HqieSWxdoU/s1600/Redball%2BExpress%2BWW2a.jpg)

Assim, surgiu o que hoje conhecemos como o setor logístico, aquele que é responsável em gerir e administrar os recursos da empresa, incluindo os processos de produção, controle e distribuição. Hoje, a logística tem por demanda a organização de estoques, entradas e saídas, compras, direcionamento de materiais e a garantia de que os produtos cheguem corretamente ao mercado final.

A função principal do setor logístico nada mais é do que garantir que os produtos e serviços passem pelas etapas necessárias dentro da empresa e cheguem até o cliente final dentro do prazo e nas condições ideias.

AS ETAPAS DE UM PROCESSO LOGÍSTICO

Quem olha de fora o processo do setor logístico vai conseguir enxergar inúmeras planilhas avançadas, controles de estoque e muita negociação com fornecedores. Isso porque são diversos pontos e índices de qualidade que precisam ser vistos e analisados para que todo o processo seja realizado com sucesso.

(Fonte: https://www.bloglogistica.com.br/wp-content/uploads/2014/03/Importancia-da-logistica-para-empresas.jpg)

Abaixo, você vai conhecer alguns dos principais processos que constituem esse setor:

  1. Administração de Materiais: detalhamento das reais necessidades de cada área da empresa. É o conjunto de informações que reúnem tudo o que será necessário para que a produção seja feita e distribuída ao mercado;
  2. Administração de Compras:  tudo o que será necessário comprar para que os materiais/produtos sejam produzidos no tempo certo e de maneira efetiva. É um momento de muita negociação e escolha dos melhores fornecedores, garantindo a qualidade do que será feito; 
  3. Armazenamento: métodos e técnicas de proteção, conservação e controle dos produtos disponíveis em estoque e que estejam liberados para uma possível distribuição;
  4. Distribuição: além do transporte dos produtos, esta etapa também está relacionada aos métodos e sistemas utilizados. É importante reforçar também os prazos de saída e entregas para o consumidor final;
  5. Transporte: aqui é remetido o processo de escolha do melhor meio de transporte das mercadorias, além de quem serão os profissionais envolvidos e prazos de entrega.  

A IMPORTÃNCIA DA COMUNICAÇÃO NO SETOR LOGÍSTICO

Para todo e qualquer empreendimento, é necessário que um processo de comunicação eficaz seja inserido dentro da organização. Isso, aliado aos demais procedimentos de garantia da qualidade, garante que todas as demandas internas sejam realizadas em conformidade com o padrão estabelecido pela empresa.

Como dito anteriormente, o processo logístico é fundamental para o sucesso e lucratividade da empresa e por esse motivo, melhorar a comunicação é vista como uma excelente estratégia, pois quando existe um diálogo ágil e transparente entre os envolvidos, ocorre de forma relevante a troca de informações, auxiliando na tomada de decisões.

É válido reforçar que com o passar do tempo, o avanço da tecnologia contribuiu muito e trouxe inúmeras melhorias na performance das atividades. Equipamentos atuais e métodos facilitados de comunicação, como o rádio comunicador, por exemplo, contribuíram positivamente na demanda que este setor exige.

Isso porque, uma boa gestão logística aliada a um método de comunicação eficaz, reduz os custos operacionais, mantém preços acessíveis para os clientes, evita desperdícios, aumenta a produtividade e proporciona uma boa vantagem competitiva.

(Fonte: https://destinonegocio.com/wp-content/uploads/2017/11/radios-de-comunicacion2.jpg)

Funcionários bem treinados e preparados são essenciais para entender e enfrentar corretamente as adversidades que podem acontecer no dia a dia durante a realização dos trabalhos. Investir em uma comunicação correta vai fazer com que os colaboradores se sintam seguros para solucionar os problemas.

Além disso, também é importante que estes sejam munidos de equipamentos qualificados, que não prejudiquem as informações que devem ser passadas, seja de cargos superiores até aos operadores. Ainda é importante ressaltar que um sistema de gestão colabora com o aumento e eficiência do fluxo comunicacional, visto que a troca de informações é feita de modo rápido e ágil.

Neste sentido, pode-se dizer que o uso de rádios comunicadores tem colaborado, e muito, para o sistema operacional das empresas. O uso destes equipamentos oferece comunicação em tempo real, sendo possível passar informações relevantes a equipe, evitando perdas e prejuízos.

BENEFÍCIOS DA RÁDIOCOMUNICAÇÃO NO SETOR LOGÍSTICO

 Confira abaixo alguns pontos positivos do uso de rádios comunicadores na sua empresa:

  1. Com o uso do rádio comunicador, é possível que operadores se comuniquem a grandes distâncias. A troca de informações pode ser em massa (todos os funcionários envolvidos na operação) ou então, a setores ou operadores específicos;
  2. Sinal constante, já que diferente da telefonia móvel, o equipamento não tem sua frequência interrompida;
  3. Com o rádio comunicador, é possível estar em todas as frentes operacionais da empresa, fazendo com que exista uma concordância e harmonia entre os processos, garantindo eficiência nos negócios;
  4. E, quanto melhor e mais eficiente a comunicação, melhor será os resultados e consequentemente, o faturamento.  

(Fonte: https://drj.com.br/images/blog/solucoes-radiocomunicacao-frotas/radiocomunicacao-para-frotas-2.jpg)

Há mais de 15 anos no mercado, a Lithus realiza atendimento nos mais diversos segmentos, como agronegócio, elétrico, florestal, indústria, logística e segurança. Para cada um deles, oferecemos sistemas completos de comunicação profissional, com soluções personalizadas e tecnologia de ponta.

Somos desenvolvedores licenciados Motorola, disponibilizando o que há de melhor em aparelhos de comunicação do mercado.

Acesse o nosso site, conheça mais sobre os nossos processos e solicite o seu orçamento.