Aplicativos mais utilizados em reuniões online

As reuniões online já não são novidade para algumas pessoas, mas elas passaram a fazer parte da rotina de muita gente por conta do isolamento social. Como ficar em casa não é mais uma opção, o jeito é se encontrar virtualmente e tratar de todos os assuntos sem precisar se deslocar.

Mas assim como muitos serviços na internet, opção de aplicativos para fazer uma videoconferência é o que não falta. Com recursos, funções e preços variados, pode parecer até um pouco complicado escolher a alternativa mais adequada para se comunicar pela internet.

Pensando nisso, nós vamos te mostrar 05 opções de aplicativos para reuniões online que você pode usar na sua equipe de trabalho, para atender um cliente ou até mesmo se comunicar com seus amigos durante a quarentena. Confira todos eles e veja qual opção vai servir melhor sua necessidade.

Crescimento da demanda

Se proteger do Coronavírus se tornou prioridade para a população mundial após o surto de contaminação desde o fim de 2019. Como ainda não existem outras formas seguras comprovadas pela ciência para se proteger, a solução é o isolamento social que recomenda que as pessoas saiam de casa apenas se for realmente necessário.

Essa medida fez com que empresas, escolas e até mesmo artistas utilizassem a internet como forma eficiente de comunicação. Mas, como a tecnologia evoluiu consideravelmente nos últimos anos, apenas falar por texto ou mensagens de áudio não supre as necessidades atuais, principalmente quando falamos do mundo corporativo.

Essas ferramentas ajudam no dia a dia, diminuem as distâncias e fazem com que a rotina do trabalho seja a mais parecida possível com a que era vivida no escritório. Mas apesar de serem bem parecidos, cada uma possui características únicas que as tornam diferentes das demais opções.

Tem de graça?

Essa é a prioridade para uma boa parte das pessoas e felizmente a resposta é positiva. Existem ótimos aplicativos para videocoferência que são gratuitos e que conseguem entregar um serviço de qualidade aos usuários.

Não podemos descartar também aqueles que são mistos, com recursos gratuitos e também pagos. Geralmente apenas as funcionalidades mais avançadas são cobradas, sendo que o usuário comum acaba não precisando desembolsar nada para poder usar a ferramenta.

A boa notícia é que para a grande maioria das pessoas os serviços gratuitos já são suficientes e é possível se comunicar com pessoas em quase qualquer parte do mundo sem gastar um centavo extra do seu orçamento ou do caixa da empresa.

Confira um pouco mais sobre cada uma delas e escolha aquela que você pretende usar daqui pra frente.

Zoom

É um dos aplicativos de teleconferência mais populares do momento. Ela conquistou espaço nas reuniões corporativas pela facilidade de reunir várias pessoas e recursos simples e eficientes, como o compartilhamento de tela.

Os usuários da versão gratuita podem fazer videoconferências individuais por tempo ilimitado, com uma ótima qualidade de vídeo e áudio.

Ele serve também para quem apresenta webinars e conferências online para muitas pessoas para até 10 mil pessoas. Mesmo a versão gratuita já é incrível, pois nela é possível fazer reuniões para até uma centena de pessoas por 40 minutos.

Um dos pontos mais práticos do Zoom é facilidade de se usar. Não é necessário criar uma conta ou se cadastrar para usar o serviço. Nem mesmo é necessário baixar um programa para o computador, podendo ser feito tudo pelo próprio navegador.

Conheça mais sobre o Zoom.

Skype

É provavelmente o mais famoso dessa lista. Criado em 2003, o serviço que atualmente pertence à Microsoft já foi usado por muita gente na internet e é até hoje um dos mais populares do segmento.

Para utilizar é necessário que todas as pessoas tenham uma conta no Skype. Ela pode ser a mesma que é utilizada para outros serviços da Microsoft, como o Outlook e OneDrive.

Um recurso muito interessante do Skype é a gravação de chamadas. Nele, é possível guardar uma videoconferência para ser assistida depois, importante para aquelas reuniões mais sérias e que precisam ser arquivadas.

Além disso, é possível usar o Skype como telefone para ligar para números “normais” usando os créditos que podem ser adquiridos online.

Conheça mais sobre o Skype.

Jitsi Meet

Quer simplicidade e facilidade para fazer uma vídeoconferência? Então o Jitsi Meet é uma ótima saída para você. Ele funciona bem em qualquer navegador e não exige que o usuário faça cadastro ou download para utilizar.

Crie uma sala, compartilhe ela com quem você quiser e pronto! Ele pode ser usado para reuniões de até 50 pessoas, ideal para empresas que precisam fazer uma conferência virtual rápida e que não pode esperar até todo mundo criar uma conta.

Um recurso interessante aqui é que é possível exibir um vídeo do YouTube durante as palestras, acrescentando um recurso bem legal na hora de falar. Além disso, você pode salvar sua videoconferência e enviá-la diretamente para o seu canal.

Conheça mais sobre o Jitsi Meet.

Google Hangouts Meet

O Google Hangouts tradicional é uma solução para pessoas que precisam se comunicar de várias formas, como texto, foto e vídeo. Já a versão Meet é mais voltada para videoconferências.

Basicamente o diferencial das duas plataformas são os recursos apresentados e o público-alvo de cada uma delas. Inclusive, alguns recursos do Meet são disponíveis apenas para assinantes da GSuite, os serviços corporativos da Google para empresas e profissionais.

Um dos principais destaques do Google Hangouts Meet é a qualidade do serviço, que segue o alto padrão dos outros serviços oferecidos pela empresa.

Conheça mais sobre o Google Hangouts Meet.

Slack

Essa ferramenta é muito conhecida no meio corporativo como mensageiro de equipes de trabalho, sendo quase anônima para o grande público. Ele é mais voltado para pequenas reuniões, com até 15 pessoas participando simultaneamente.

Além disso, por conta do apelo para o mundo empresarial, é possível criar grupos de trabalho dentro da empresa, facilitando a divisão das equipes na hora de se comunicar.

Mesmo que tenha uma versão paga, os recursos gratuitos já são bem úteis para corporações.

Conheça mais sobre o Slack.

Agora você conhece opções para todas as situações do seu trabalho e até mesmo na vida pessoal. Como eles possuem versões gratuitas, é possível testar todos eles e decidir aquele que vai te ajudar mais na hora da sua próxima videoconferência.

Quer melhorar ainda mais sua produtividade? Entre em contato com a gente e veja as soluções personalizadas que vão ajudar a sua empresa.

  •  
Compartilhe:

Você pode gostar

O site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.