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A evolução da radiocomunicação e sua importância para as empresas

Com o passar dos tempos, o rádio firmou posição como mídia mais resistente ao que se refere os meios de comunicação. Em toda a história, esse meio de informação sempre foi o mais democrático, transformando a forma como a sociedade recebia e lidava com as notícias. Claro que, com o avanço da tecnologia, o rádio foi abrindo espaço para que outros meios, oriundos de sua origem, tomassem forma e possibilitassem ainda mais a comunicação efetiva entre as pessoas. Vamos abordar nesse texto a evolução da radiocomunicação e como ela é importante para as organizações.

Com as diversas inovações técnicas que ocorreram ao longo da história, a maneira de produzir e ouvir rádio passou por influências positivas para a população. A invenção do transistor foi a principal mudança, substituindo as válvulas e reduzindo os equipamentos. Então, surgiram os rádios de pilha, pequenos e portáteis. Mais tarde, os rádios via telefone celular. Hoje, a era digital abre novas dimensões ao rádio, em questões de versatilidade, alcance, portabilidade e qualidade técnica das transmissões.

Em 2001, na ocasião dos atentados terroristas nos Estados Unidos, a comunicação entre as equipes foi vista como algo falho e crítico,pois sem um contato direto e eficaz entre polícia, bombeiros e ambulância, os serviços e atendimentos foram prejudicados. Com isso, foi necessário que uma estratégia aprimorada de radiocomunicação fosse implantada dentro desses órgãos, evitando que outros erros fossem cometidos.  

COMO SURGIU A RADIOCOMUNICAÇÃO

Como se sabe, o rádio é um meio de comunicação baseado na troca de informações sonoras através de ondas magnéticas, sendo a sua principal vantagem a escuta de mensagens sem que atividades precisem ser paralisadas. Pode parecer complicado, mas é importante ressaltar que o rádio é o meio de comunicação com maior alcance de massa mundialmente.

Michael Faraday, em 1831, descobriu a indução magnética e em 1887, Henrich Rudolph Hertz, com duas bolas de cobre separadas, conseguiu criar faíscas que atravessaram o ar, dando origem ao princípio de comunicação utilizado nos rádios. Já em 1896, Guglielmo Marconi fundou a primeira companhia de rádio em Londres, com a recepção e emissão de sinais sem fio.

No Brasil, para a comemoração ao centenário da independência em 1922, o presidente Epitáfio Pessoa na Praia Vermelha, Rio de Janeiro, realizou a primeira transmissão radiofônica, sendo que para esta ocasião foram importados 80 receptores de rádio. É importante ressaltar que após essa ocasião, este meio de comunicação passou por diversas mudanças especiais, como por exemplo, a criação da primeira emissora brasileira, em 1923.  

No ano de 1936 surgiram os rádios comunicadores. Na época, a empresa responsável realizou adaptações em diversos aparelhos, permitindo que uma pessoa conversasse com a outra na mesma frequência. Assim, ao invés de se comunicarem por telégrafos, os oficiais trocavam informações por voz, sendo esse sistema denominado como rádio patrulha.

Os rádios comunicadores são definidos pela facilidade com que um grande grupo de pessoas pode se comunicar ao mesmo tempo, possibilitando uma troca de informações reais, facilitando o desenvolvimento das mais variadas atividades. Dentre as diversas vantagens em aplicar esse meio de comunicação dentro de uma empresa, vale ressaltar a de que o serviço pode ser moldado na real necessidade do cliente.

VANTAGENS DA RADIOCOMUNICAÇÃO

Na era da comunicação, as empresas precisam estar preparadas para disponibilizar aos seus colaboradores e setores, equipamentos que possibilitem uma comunicação eficiente, melhorando o desempenho das equipes e da rotina de trabalho.

Atualmente, investir em rádios comunicadores é visto como um passo importante para a empresa, já que esse é um recurso totalmente tecnológico, visto que os equipamentos permitem o compartilhamento de dados e informações entre pessoas que estão fisicamente distantes. Isso garante a interação ideal para que os processos funcionem de maneira adequada.

Confira abaixo, os benefícios oferecidos pelos rádios comunicadores frente aos demais tipos de comunicação:

  1. Serviço não tarifado: você investe no equipamento e pode utilizar 24h por dia, sem custos adicionais;
  2. Qualidade customizada: a empresa adéqua o serviço de maneira a suprir as reais necessidades da organização, das equipes e dos trabalhos;
  3. Coordenação das equipes: frentes de trabalho inteirados em tempo real sobre o andamento dos serviços;
  4. Qualidade dos equipamentos: aparelhos que atendem aos requisitos de normas regulamentadoras, tornando o custo/benefício e a durabilidade ainda mais atraentes;
  5.  Aumento da produtividade: informações passadas de modo rápido e coordenado entre os envolvidos.

 

Como citado ao longo do texto, é possível concluir que a radiocomunicação pode ser utilizada por diversos tipos de empresas, dos mais variados tamanhos e segmentos, como agronegócio, elétrico, florestal, indústria, logística e segurança.

Assim, diversos tipos de grupos de trabalho podem se comunicar de maneira instantânea, promovendo a troca informações entre pessoas da mesma equipe, acelerando a entrega do produto ou serviço em questão

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